Como funciona o GDAE – o que é?

A Gestão Dinâmica de Administração Escolar (GDAE) é uma ferramenta de união das informações das escolas que pode ser facilmente repassada para órgãos regionais e até mesmo para as centrais da Secretaria da Educação do Estado.

Mas o trabalho da GDAE vai além de enviar informações das escolas para as secretarias. Ao fazer a inscrição GDAE 2021, o programa permite também a visualização de históricos escolares de alunos do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante de São Paulo.

O programa é aberto para toda a comunidade escolar, pais, professores, alunos e as outras áreas da educação, como os coordenadores pedagógicos, diretores e outros. Isso permite uma melhor avaliação da educação no estado, uma vez que além de informações do aluno, as secretárias podem acompanhar em tempo real sobre o  desempenho e até mesmo manutenção das escolas.

Se você é aluno ou pai tem o direito de obter o acesso a plataforma GDAE, basta fazer seu cadastro. Não demora e é muito simples de ser feito.

Os pais de alunos podem acessar o site somente com informações da cédula de identidade. Caso tenha problema para se cadastrar poderá solicitar na secretaria da escola de seu filho ou então tentar fazer o cadastro de login e senha pelo site do Gdae do Estado de São Paulo.

O sistema passou a ser ainda mais usado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que fez muitos alunos precisam ser desmatriculados de disciplinas ou mudados de turmas devido a falta de alunos e da própria gestão das escolas para se adaptar aos desafios impostos pelo novo modo de ensino de aulas remotas.

Por meio do Gdae os professores poderão incluir e retirar aulas, fazer o controle de chamada e dos alunos que estão participando do sistema escolar. Entretanto, o sistema usado na gestão poderá mudar conforme a escola, visto que não há um padrão para os modelos municipais e estaduais.